10 DICAS PARA SE LIVRAR DO ESTRESSE.
Coisas que você pode mudar em sua rotina em prol de uma vida mais equilibrada 1-Escreva ! · 60% a 90% dos processos de cura de doenças e do controle do estresse estão ligados à mente. Escrever aquilo que incomoda pode ajudar. Por meio da escrita é possível identificar os fatores estressantes. 2- Mude sua rotina! · O trânsito diário tira você do sério? Talvez a única solução seja experimentar outros horários. Não adianta lutar contra o imutável. As cidades não terão redução dos congestionamentos.
3- Administre seu tempo!
· Faça uma avaliação séria e crítica sobre a rotina de trabalho. Faça uma conta simples: some as horas passadas no trabalho com aquelas de sono. Subtraia das horas do dia. O que sobrou é o seu tempo. Será que está reduzido demais? Tem gente que precisa agendar tudo. Até os momentos consigo mesmo.
4- Relaxe!
· A prática regular de alguma técnica de relaxamento tem efeitos profundos no sistema imunológico, além de ajudar a baixar a pressão arterial e a reduzir níveis altos de colesterol.· O relaxamento ajuda o organismo a voltar ao normal, depois de um dia de agitação. · Dá para reduzir a tensão por meio do relaxamento muscular progressivo. Posicione-se confortavelmente. Feche os olhos ou se concentre num espaço vazio à sua frente.
5- Respire!
|

|
-Outra maneira de acalmar a mente é por meio da respiração: expirar e inspirar são fundamentais. Isso pode ajudar, inclusive, no autocontrole, durante momentos de pico de estresse, quando a respiração se torna curta e ofegante.
6- Sorria Mais !
· Gargalhar além de ser delicioso pode fazer um bem danado para o corpo. Muitas pesquisas têm sido feitas nessa área, em especial no que se relaciona aos neurotransmissores, secreções químicas do cérebro e algumas células nervosas, que recebem e transmitem mensagens entre si. Se isso já não bastasse, a gargalhada exercita uma série de músculos. E, ao parar de rir, a pessoa entra num estado de relaxamento, com redução dos batimentos cardíacos e do ritmo da respiração. Ou seja, rir é muito bom em todos os sentidos
7- Exercite-se!
· A prática regular de uma atividade física ajuda - e muito-a reduzir os efeitos negativos do estresse no organismo. Seja para liberar a raiva acumulada, as tensões ou o excesso de adrenalina. · E para quem detesta academias, uma idéia é caminhar numa praça próxima, em ruas arborizadas, parques da cidade.3 vezes pó semana. Durante a atividade, o organismo libera substâncias que causam sensação de prazer. Além disso, a prática regular ajuda a dormir melhor, a ter mais pique no trabalho e dá mais vontade de cuidar de si mesmo, elevando a auto-estima e a autoconfiança.
8- Dedique-se a alguma coisa!
· Passear num local com muito verde ou mesmo praticar a jardinagem ajuda no equilíbrio emocional e a canalizar os efeitos negativos do estresse. O cuidado com as plantas acaba se transformando numa terapia informal para aliviar também a ansiedade.· faça uma atividade prazerosa, como pintura, dança, canto, atividades voluntárias, culinária, etc.
9- Exponha-se ao SOL!
· Sair para caminhar com a luz do Sol. Estimular caminhadas para curtir a claridade do Sol tem efeitos benéficos para crianças e adultos . A exposição à luz natural aumenta a resistência a doenças infecciosas, melhora as condições de trabalho e o humor.
10 - Pensamento Positivo SEMPRE!
· A maneira como se pensa tem uma influência poderosa sobre o corpo. E a mente determina a visão que cada um tem de si mesmo e do mundo ao redor. Pensamentos negativos em positivos não é difícil. Só requer prática.